sábado, 23 de junho de 2012

JEJUM: MITOS

Esse vai ser polêmico (ou não).

Após muita insistência no assunto, achei um treinador americano que utiliza o protocolo com seus clientes/atletas. (O da foto é um seguidor de Jejum Intermitente).

Vejamos:


O JEJUM LEVA O CORPO AO MODO "FAMINTO"

Quem nunca ouviu falar para comer de 3 em 3 horas pois se não o metabolismo desacelera e engordamos...?

ai ai... Vamos lá:

Repensando as primeiras partes do "Como o corpo funciona?", onde postei sobre como chegamos até aqui.
Pensando:

Antigamente não se tinha estoque de comida. Comia-se quando conseguia, depois de longas caminhadas, uma caça, por exemplo. Isso poderia durar até 2, 3 dias ou mais. Eis que nosso corpo se adaptou realmente  com uma diminuição na taxa metabólica. Ou seja, nosso corpo ficava mais econômico ainda. O detalhe é de quando isso acontece.

Este estudo 
(http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/3661473),
 mostra que as primeiras evidências de baixa na taxa metabólica em resposta ao jejum ocorreram após 60 horas (apenas 8% de diminuição na taxa metabólica de repouso).
Em numeros reais:

Um indivíduo do sexo masculino de 1,75cm de altura, 75kg a 15% de gordura corporal, ATIVO fisicamente terá uma taxa metabolica basal de aproximadamente 1700kcal, o que quer dizer que após 2 dias e meio ele diminuirá para algo em torno de 1500kcal.

Paradoxalmente, a taxa metabólica aumentou no JEJUM A CURTO PRAZO. Expondo alguns números concretos, estudos têm mostrado um aumento de 3,6% à 10% após 36-48 horas (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2405717) e (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1083729).
Isso faz sentido do ponto de vista evolutivo. Epinefrina e norepinefrina (adrenalina / noradrenalina), aguça a mente e nos faz querer mover-se. Características desejáveis que nos incentivou a buscar alimento, ou para o caçador para matar suas presas. Em algum ponto, depois de vários dias sem comer, este benefício não conferem nenhum benefício para a sobrevivência e, provavelmente, teria feito mais mal que bem, ao contrário, uma adaptação que favoreceu a conservação de energia revelou-se vantajosa. Assim, a taxa metabólica é aumentada no jejum de curto prazo (até 60 horas).

Aqui vai uma polêmica maior:

Neste estudo (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8960647), verificou-se boxeadores que comem duas refeições por dia em uma dieta de 1.200 calorias perderam mais massa muscular do que o grupo que realizou seis refeições

OPA! Pera aí. Como assim?

Lyle McDonald resumiu bem:
Neste estudo, os boxeadores receberam 2 ou 6 refeições por dia, com quantidades idênticas de proteína e calorias foi examinada a massa magra perdida.

-O grupo de 2 refs/dia perdeu mais massa magra (nota: ambos os grupos perderam massa corporal magra, o grupo de 2 refs/dia simplesmente perdeu mais).

CONCLUSÃO:
Maior freqüência de refeições poupa massa magra??

Não é bem assim.

Nesse estudo, os pugilistas foram colocados em baixas calorias e, em seguida, uma quantidade inadequada de proteína líquida foi dada a ambos os grupos e as refeições eram divididas em 2 ou 6.

Como ja foi discutido, uma refeição típica sólida só vai manter um estado anabólico por 5-6 horas, com apenas duas refeições por dia, que é simplesmente tempo demais entre as refeições. E um cenário de 3 vs 6 refeições teriam sido mais realista.
Além disso, o uso de uma proteína líquida confunde ainda mais as coisas. Líquidos digerem muito mais rapidamente do que alimentos sólidos.
Uma certa conspiração, mas o estudo foi basicamente criado para prejudicar o grupo de baixa freqüência alimentar. Eles receberam uma quantidade inadequada de proteína líquida de rápida digestão sendo uma quantidade insuficiente para poupar a massa muscular. Mas se tivesse recebido uma quantidade suficiente de proteína sólida (por exemplo, 1,5 g / kg de massa corporal magra) com os mesmos intervalos? O resultado teria sido completamente diferente.

Nestas condições, uma freqüência maior de refeição pouparia massa magra. Mas quando, em primeiro lugar a ingestão de proteínas é adequada (e mais uma vez que geralmente significa que 1,5 g / kg de massa corporal magra), a freqüência da refeição não faz diferença. E é por isso que o estudo dos boxeadores é um tanto quanto preocupante. Uma quantidade insuficiente de proteína líquida administrada duas vezes por dia não é nada parecido como deveríamos fazer em uma dieta.

Então, em resumo, uma baixa ingestão de calorias juntamente com uma quantidade inadequada de proteínas na forma líquida que foi rapidamente absorvida, deixa o grupo de baixa frequência sem proteína disponível entre as refeições, fazendo com que gliconeogênese, recorresse à reservas endógenas de proteína (músculo). O déficit energético e grande e magreza dos pugilistas são também fatores a considerar.
Nada disso é aparente se você olhar o resumo do estudo (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8960647). Nenhuma ingestão de proteínas ou o tipo de proteína é mencionado. Detalhes que são fundamentais para conhecer neste contexto.

Lyle McDonald escreveu nos comentários:
"O mito 30 g /refeição esta por aí há décadas, muito mais velho que o documento de 1997. Tenho alguns palpites de onde ele veio.

Marketing: Baseio este no fato de que o valor foi alterado ao longo dos anos. Quando Met-RX vendia produtos com 30 gramas de proteína, 30g/ refeição foi o corte. Quando eles se mudaram para 42g/refeição, 42 gramas foi o corte. Weider provavelmente fez isso antes.

Estes estudos foram tirados de uma página de um treinador americano, Martin Berkhan, e o site dele é:

www.leangains.com

Aconselho a vistarem para ter uma ideia de seus clientes que utilizam o jejum intermitente como auxiliar na busca de saúde e estética.

Um abraço e boa leitura.


7 comentários:

  1. boa noite amigo, estava pesquisando sobre esse assunto e me deparei com seu blog, excelente por sinal , mas me intriga um pouco esse jejum , sou um praticante de musculação a alguns anos e vc ja sabe da história de comer de 3 em 3 horas. cara come eu faço um jejum desse sem perder massa magra e ter certeza e estar perdendo apenas gordura. ja fiz varias vezes a dieta cetogenica para uma melhor apuração do físico. mas estou meio com receio de fazer essa. vc mencionou que é formado em educação física e também pratica musculação. poderia me ajudar e relação as minhas duvidas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiano.
      Obrigado por consultar o blog. É muito bom saber que ele tem alcançado as pessoas interessadas no assunto.

      O jejum é uma arma a favor de um físico magro (não é pequeno. Magro = % de gordura baixo). Basta apenas manipula-lo para tal feito acontecer.

      Dieta cetogênica tem um grande problema que é a restrição de carbos, o que acarreta tambem em um desinchaço por zerar os estoques de glicogênio muscular e, com isso, ter menos água dentro da célula muscular. Não necessariamente se perde gordura, e a chance de se perder massa magra é alta.

      Apesar de resultar bem em algumas pessoas, não aconselho a fazer.

      O jejum intermitente é o protocolo mais prático que existe. Com ele, sabe-se que não tem necessidade de comer compulsivamente e pensar que se perde massa magra se não nos alimentarmos de 3 em 3 horas. O que seria mais prático hoje em dia do que saber que pode-se conseguir comer tranquilamente sem ter a nóia de catabolismo muscular.
      Se não tens tendencia a hipoglicemia ou qualquer problema gástrico, não tem problema nenhum em fazer o jejum intermitente.
      Como mostrei ali, faço a pouco mais de 10 meses, e neste tempo ganhei por volta de 7kg de peso, sendo 4 de massa magra.
      Então o protocolo não funciona apenas no papel.

      Ele consiste na seguinte forma:

      Faça jejum de 12 a 16h por dia e alimente-se no horario restante.
      Normalmente divide-se em 3 refeições. Mas pode ser quantas quiser.
      Qual teu horário de treino?
      Quantas vezes e quais dias tu treina por semana?

      Dependendo do teu objetivo, a dieta adapta-se para ganho de massa magra "seca", com perda de gordura paralelamente.
      Da para só perder gordura. Da para só ganhar peso etc.


      O meu é a noite depois que fecho a academia, lá pelas 22. Minha ultima refeição termina por volta das 23:30.
      Faço o jejum até umas 14h do dia seguinte.
      Como minha primeira refeição neste horário.
      Minha segunda refeição perto das 18.
      E, de novo por volta das 23, faço minha ultima.

      Em termos práticos:

      Pulo o "café da manhã" padrão e "almoço" mais tarde.

      É simples assim.
      Pode-se fazer quantas refeiçoes quiser antes do treino. Eu optei por duas e deu muito certo pra mim.

      Deve-se beber bastante água durante todo o dia, inclusive no jejum.

      Me responde as perguntas que te fiz que fica melhor para te direcionar.

      Um abraço

      Excluir
  2. boa tarde caro Romacio, ficho feliz por ter me respondido , vamos la ; eu li cautelosamente os seu blog a respeito de como nosso corpo funciona , metabolismo, insulina e etc. no domingo da semana passada dia 8/7 eu decidi a começar o jejum intermitente, fiz minha ultima refeição as 21:00 h e vindo me alimentar novamente na segunda feira as 12:00 h depois do treino, e comendo novamente as 21:00 h. e assim sucessivamente durante a semana inteira. eu trabalho das 16:18 as 01:36 da madruga , e treino na parte da manha . logo após o treino , tomo 40g de dextrose, 50g de whey, 5g glutamina, 5g de leucina , tudo em um unico shake. eu treino a semana inteira de segunda a sábado, treino 1 músculo por dia . foi na quarta feira dessa semana que notei uma melhora no fisico , e isso me motivo a levar a diante e jejum, lembrando que o meu objetivo e a perca de gordura sem perca de massa magra. eu treino a 10 anos tenho um pouco de conhecimento sobre hipertrofia muscular tenhos a maioria dos livros do waldemar guimaraes , leio muito sobre o assunto de musculação, tenho alguns amigos fisioculturista, enfim foi em um blog americano de musculçao que me deparei o ano passado com esse assunto de jejum intermitente , mas nao tinha me chamado a atençao e vi esso a algumas semanasa traz no face do waldemar guimaraes , quando ele postou um assunto relacionado a isso , que por sinal de um puta discuçao. mas é isso Romacio o que venho fasendo durante a semana inteira. se puder acrescentatar sua opinião ou me instruir se esta certo isso que estou fazendo, ficaria muito grato.
    um abraço.

    ResponderExcluir
  3. haha, pois é. A discussão sobre o Jejum Intermitente foi entre outro cara e eu no texto do Waldemar.

    A mente fechada é o que quebra qualquer disseminação.
    É como dizer que a verdade absoluta é o que a religião prega, sem ao menos ter tentado pensar na possibilidade de deus não existir.

    Mas não vem ao caso agora...

    Pelo que entendi, tu faz duas refeições por dia.
    É isso?
    Logo após o treino o shake e só depois as 21 que come de novo?

    Como disse, o jejum intermitente prega também treino em jejum, mas não é a única forma de se fazer.

    Pode-se jogar o jejum para outro horário e comer antes do treino.

    Mas vamos lá:

    1º - Tua dieta tem que estar baseada quase toda em comida, não em suplemento.
    2º - Suplemento não é fator determinante pra crescimento. Vide que eu experimentei tomar whey também pós treino para ver se isso mudava algo e o resultado foi negativo. Não mudou em nada. Ficou na mesma.
    3º-Teu corpo produz glutamina para a demanda que a qual ele é exigido, não sendo necessário suplementar, mas ja que ja compraste, segue o baile.
    4º - Em relaçao ao treinamento. Treinar um musculo por dia tem que ser muito criterioso.
    Se teu treino não é intenso o suficiente para ter a demanda de 6 dias para recuperação, não vale a pena treinar assim.
    Como estás buscando manutenção de massa magra, te aconselho a treinar com divisão de corpo inteiro em um dia, fazendo 3 treinos por semana, ou pelo menos superior num dia e inferior em outro, fazendo 2 treinos de cada por semana.

    Na verdade eu não me guio pelo numero de vezes por semana que treino, e sim pelo estímulo dado.

    Se meu treino foi intenso o suficiente para ficar com 4 dias com dor, no 5º dia a dor some, e no 6º dia, ja aplico outro treino nos mesmos grupos musculares.

    Meus treinos são infrequentes, pois a recuperação de cada musculatura depende da intensidade e do descanso. Não tenho dia fixo para treinar MUSCULATURA X ou Y. Vou treinando a medida que elas se recuperam.

    Faço da seguinte maneira (suposição):

    Estou zerado depois de uma semana sem treinar.

    Segunda - Superior
    Terça - Inferior
    Quarta - Treino de segunda foi muito forte, ainda dói tudo. E o treino de terça também. Não treino.
    Quinta - Não treino, mas a dor do superior de segunda passou. Do inferior ainda não.
    Sexta - Treino Superior de novo. Inferior ainda dói.
    Sábado - Inferior passa a dor. Superior ainda demolido. Não treino.
    Domingo - Academia não abre, não treino. Superior ainda dolorido e inferior sem dor.

    Segunda - Inferior. Superior ainda dolorido.
    Terça - Nenhum dos dois, pois superior ainda dói e inferior foi na segunda.
    Quarta - Superior passa a dor. Inferior ainda dói. Não treino.
    Quinta - Treino de superior. Inferior passa a dor.
    Sexta - Inferior. Superior ainda dói.
    Sábado - Ambos ainda doem. Não treino.
    Domingo - Academia não abre, não treino. Superior Passa a dor. Inferior ainda dói.

    Segunda - Treino de superior. Inferior ainda dói
    Terça - Ambos doem. Sem treino
    Quarta - Inferior passa a dor. Superior ainda dói.
    Quinta - Treino de Inferior. Superior ainda dói.
    Sexta - Não treino. Superior passa a dor.
    Sábado - Treino de superior.
    Domingo - Academia Não abre. Ambos ainda doloridos.

    E assim vai embora. Presta atençao como meus treinos são bem irregulares. Treino somente 24hr depois das dores terem sumido totalmente, para pegar a musculatura no pico de recuperação e aplicar outro treino.

    Isso que faço pode ser usado para qualquer objetivo. O respeito com a recuperação da musculatura é o que vai te dar um grande resultado final.


    Me passa tua agenda certinha de treinos, alimentação etc.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. bacana, entao é vc que aparece no face do Waldemar. vc é um cara bem informado no que fala, e pelo jeito tem experiência em musculação.
    entao Romacio eu nao informei que tomo o shake logo apos o treino tipo 11:30, e a refeição eu faço ao chegar em casa 12:00. ai a outra refeição é as 21:00 h, e segue assim durante a semana .
    O treino
    meu treino faço também em jejum, achei que teria menos disposição para treinar no decorrer da semana , devido ao fato de estar em jejum mas isso nao aconteceu.
    segunda : treino peito e panturrilha
    terça : treino bíceps e tricepis
    quarta : treino costa
    quinta : treino ombro e trapezio
    sexta : treino perna
    sabado: volto a treinar biceps e tricepis ou ombro , vou alternando entre esses 2 músculos nao sou tao privilegiado nesses 2 músculos.
    treino entre 45 a 50 minutos para cada músculo, faço aerobico de 2 a 3 vezes na semana também.
    dor, ja nao sinto tanto, ja senti muito no inicio , ou quando eu tiro um longo descanso da academia tipo 2 a 3 meses de ferias de mim mesmo, mas nao é todo ano que faço isso, geralmente faço isso a cada 2 anos e meio de treino mas nao é uma regra. ano passado passei o ano todo sem treinar fui esporadicamente na academia , porque começei a treinar mma e isso me desgastou de uma maneira muito foda, ai decidi parar com musculaçao um pouco mas esse ano voltei com o gas , e logico como se era de esperar deixei o mma de lado um pouco , tem horas que se cansa de apanhar e bater.
    hoje estou pesando 115, mas meu peso de volume e definição nao como a de um fisioculturista e de 100 a 102, com meus 10% a 14 % de fat, no ano passado cheguei a 96 k treinando o mma, me senti péssimo rsrsrs... coisas da mina própria cabeça.
    meu objetivo é daqui a umas 8 semanas e voltar 100 ke 10% de fat, mas talvez eu vou mas longe que isso com esse jejum , ou nao sei la , tenho 1:75 de altura sou um mesomorfo.
    ahh e quanto a glutamina vou terminar com o pote ja que a comprei mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Olá Romácio, tudo bem? Meu nome é Manuela!
    Li tudo que você escreveu e fiquei realmente impressionada. Fiz por um bom tempo algo parecido com a dieta do guerreiro, mas adaptei do meu jeito. Comia apenas uma refeição, à noite, tentando não exagerar, mas comendo de tudo. Consegui emagrecer quase tudo que eu queria, já que não estava gorda, passei do 62kg para 55kg (meço 1,66m).
    Há algum tempo estou tendo certa dificuldade para perder o peso restante, quero ficar bem magra, média de 51,52kg (não sou anoréxica, apenas gosto). E além disso, estou com dificuldade de criar massa magra, mesmo malhando de 3 a 4x por semana.
    O que você me sugere? Para emagrecer e ganhar massa magra, apenas para definição mesmo.
    Desculpa tantas perguntas, e obrigada desde já!
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manuela. Obrigado pelo elogio e desculpe a demora para responder.
      Passei um bom tempo sem mexer no blog.

      Com opinião "profissional", sempre indico a qualquer pessoa que está buscando estética a não se fiar pelo peso da balança.
      Por que isso?

      Normalmente as pessoas que impõe um limite de peso não gostam do resultado ao chegar lá. E como massa muscular, além de ser o tecido que da formas bonitas ao corpo, pesa mais que gordura, e a possibilidade de atingires o peso que queres sem estar com o corpo do jeito que queres é grande.

      Se tiveres 70kg e olhares no espelho:

      "Nossa, mas eu to gostosa."
      É o que conta.

      Em relação a ganho de massa magra:

      Com uma refeição por dia e focando a perda de "peso" (não perda só de gordura, que é o que realmente estás buscando), tenho certeza que não estás conseguindo impor ao teu corpo a quantidade de proteínas para construção muscular requeridas.
      Para conseguir ganhar massa magra, é preciso ter a síntese proteica sobrepondo a degradação proteica. Com uma quantidade baixa de calorias e consequentemente baixa em proteínas, a tendencia é até de perderes massa magra.
      Experimenta ingerir mais fontes de proteínas de valor biológico alto (animal), e dividir tua ingestão dos macros e micronutrientes em pelo menos mais uma refeição.
      Evita jogar MUITO carboidrato a noite pois ele afeta na secreção do GH durante o repouso (sono).

      Isso que nem sei como é teu treino, que é o que realmente interessa para o treinador.

      Abraço e boa sorte.

      Excluir