domingo, 1 de julho de 2012

Mandamentos básicos do treinamento visando estética.


Algumas dicas que posso passar de experiência e conhecimento na área:


-Consulte um nutricionista esportivo ou estude muito antes de montar sua dieta.
Nutricionistas sem formação em nutrição esportiva na grande maioria das vezes não sabe lidar com estética corporal com a variável que é o treinamento.


-Siga a dieta.


-Mantenha-se bem hidratado.
O básico são dois litros de água no mínimo. O corpo é formado de aproximadamente 70% água, e este processo se encontra em constante troca


-Não siga dietas prontas de revistas, sites e/ou culturistas.


-Habitue-se a comer alimentos naturais.


-Habitue-se a descansar direito.
O descanso é essencial para tirar 100% de proveito de uma sessão de treinamento.
NUNCA treine com qualquer tipo de dor ou cansaço muscular provindo do treino.
A musculatura só se encontra 100% apta, com a adaptação provinda do treino anterior, cerca de 24h após ter passado totalmente a dor e cansaço muscular.
A grande maioria treina a mais do que precisa, pois acham que a quantidade de treino é o que vai ser determinante para chegar lá. Na realidade, a QUALIDADE é o que tem se mostrado mais eficiente na estética e desempenho.
O tempo de recuperação para cada grupamento muscular depende muito da intensidade do treino, da alimentação antes do treino e durante a recuperação e o descanso, incluindo o sono. Logo os treinos se tornam infrequentes.


-Tenha em mente que perda de gordura e ganho de massa magra são processos LENTOS e de longo prazo.
Não terás abdome definido em 1 mês. Nem terás o corpo do/da modelo da capa da revista com o treinamento e dieta prescrito nela.


-Consulte um treinador de confiança.
Caso não conheça algum, entreviste os que fores consultar (não julgue conhecimento pelo físico).


-Não tente apressar o corpo.
Perdas de peso rápidas são ineficientes pois acarretam em perdas grandes de água e tecido muscular.


-Tenha em mente que todo o processo é sem complicações. Apenas trabalhoso, principalmente psicologicamente.


-Não gaste dinheiro em suplementação sem consulta com profissionais (isso não inclui o vendedor "gigante" da loja de suplemento. Muitas vezes não é necessário gastar 200 reais num pote de pó "mágico").


-Não pense que esteróides anabolizantes fazem milagres.


-Treine sempre focado e com o máximo que possa dar em cada sessão.
Treinamento realmente eficiente exige muito dos fatores psicológicos (resistencia a dor e cansaço), logo, venha sempre preparado para se superar.


-Não jogue as culpas de seu fracasso nos outros.
Não foram eles que comeram/beberam demais e não são eles que vão engordar. Teu corpo não sabe que final de semana é dia de se esbaldar. Para ele, todos os dias são iguais.


-Não siga treinamentos de culturistas.
Teu corpo muito provavelmente não faz parte dos 3% da população que tem facilidade de ganhos de massa magra. Não é igual ao freak do Arnold, Dorian, Casey Viator, Mike Mentzer, Coleman, Jay etc.


-Não entre em paranóia de catabolismo muscular se não comer de 3 em 3 horas.
Não é bem assim que teu corpo funciona.


-A maioria dos médicos não sabe sobre fisiologia do exercício, logo, não tem capacidade de prescrever treinamentos voltados para estética e nem sempre para saúde.
O médico cuida do corpo doente. O nutricionista esportivo e o educador físico cuidam da manutenção e evolução do corpo são.


-Mantenha a assiduidade.
Como o processo é de longo prazo, paradas desnecessárias, nem que seja de uma semana, podem acarretar na perda da evolução provinda de várias sessões de treinamento.


E por fim, pergunte e discuta abertamente com seu treinador. Muitos de nós temos conhecimento suficiente para tirar as dúvidas mais banais que são normalmente disseminadas por opinião cultural erroneamente como verdades. Confie no trabalho de alguém que estudou 4 anos ou mais, tendo muita experiencia na área. Nem sempre essa pessoa é o enorme "orangotango bombado" que vive a base de pó mágico e esteróides.


Fica a dica.






Nenhum comentário:

Postar um comentário