quinta-feira, 5 de julho de 2012

Criticas a Treinadores de Academia Pt. 2






Não precisamos mais dessa ant... Digo, desse tipo de profissional para nossa área, precisamos?










Continuando:


Executar o movimento rápido para não crescer.


Essa me racha a cara, e ja presenciei tal fato ouvindo na faculdade a conversa de duas colegas. Uma pediu um treino para a outra que queria emagrecer.


"Faz 3 séries de 40 repetições com um pesinho bem leve e faz bem rápido, porque senão vai crescer muito."


Isso me fez querer pegar uma faca e enfiar na aorta para não ter perigo de sobreviver.


O pessoal, que PORRA É ESSA?


É por causa de "profissionais" assim que nossa área é tão queimada. Eles estão em maioria. Como defenderemos outro profissional sem conhece-lo, assim como os médicos fazem, se é este o nível de quem atua na área?


Executar séries absurdamente altas são um desperdício de energia se o foco for somente emagrecimento. Sabe-se que uma zona alvo de 6 a 15 repetições máximas, eventualmente pouco mais que isso para membros inferiores é o suficiente para manter um estímulo eficiente ao corpo demandar uma maior recuperação, e consequentemente uma maior demanda de energia, que pode vir de gordura durante o repouso.
Além de esta zona proporcionar, em baixa escala, estímulo para ganho de força e hipertrofia (salvo membros inferiores).


Sempre parto do princípio do treino inteligente, ou treino econômico, que para quem não sabe, é utilizar o melhor possível de uma série para não precisar fazer várias.


Um estudo promovido por Ostrowski et al. (1997), compararam resultados obtidos  com treinos de volume igual a 3, 6 e 12 séries semanais por grupamento muscular em treinados.
As avaliações envolviam peso corporal, tamanho muscular e quantidade de gordura (ultra-sonografia). O estudo teve duração de 10 semanas.
Nota - Escrevi Femoral errado.

Todos os grupos tiveram hipertrofia no reto femoral e tríceps braquial, não tendo diferenças significativas entre eles.


Apesar de não encontrar uma diferença estatísticamente significativa, o estudo mostrou uma forte tendencia de volumes maiores produzirem melhores resultados nos membros inferiores.


Então qual a funcionalidade de fazer volumes altos para treinar membros superiores, estressando o aluno e desperdiçando energia se em apenas 3 ou 6 séries ja se consegue um resultado muito aproximado de 12 (salvo membros inferiores)?


Outro ponto positivo pro HIT.



TRANSFORMAR GORDURA EM MÚSCULO.


Sim, podem ir limpar os ouvidos porque devem ter sangrado quando ouviram isso.


Só me vem uma explicação para tal frase ter aparecido:


-São dois tecidos diferentes com atuações MUITO diferentes. Ao iniciar-se musculação, a pessoa tende a emagrecer mas seu peso corporal não mudar muito. O ganho de massa magra supriu tal perda de peso ocasionada pela perda de gordura. Então, chega-se a esta, como posso dizer, "peculiar" ideia de funcionamento do corpo.




GÊNIOS.

Musculação só pode depois dos 16 anos.


Esse é um mito que corre muito ainda hoje no povo.
Não, isso não é verdade.
Musculação não tem idade. Basta apenas uma orientação correta para pratica-la.
Vai desde os 6 aos 120 anos. Não tem idade estabelecida.
Apesar de 99% dos frequentadores de academias procurarem estética com hipertrofia e emagrecimento, musculação não são só corpos ultra desenvolvidos e uns orangotango levantando um monte de peso.
Existem outras maneiras de trabalhar. Incluindo busca de tônus muscular, ganhos leves em força, emagrecimento, melhora de coordenação motora, equilibrio, reeducação corporal, postura entre outras capacidades que podem ser aumentadas sem treinos absurdos e que qualquer pessoa apta a atividade física pode fazer, independentemente da idade.



Entre essas, tantas outras pérolas que ouvimos por aí.


QUAIS MAIS VOCÊS JA OUVIRAM?
Postem nos comentários.


Peço aos educadores físicos que façam valer a profissão e se informem. Não simplesmente absorvam o que dizem pelas ruas.
Também peço que informem tudo o que fazem, pois o produto da nossa área em relação a orientação do aluno é MUITO SIMPLIFICADA.



 Temos que saber todo esse esquema para resmumir pro aluno a seguinte orientação:

Vamos uma corrida contínua de 30min a X por hora para chegar onde queres.

Ou fazer um intervalado, que não irá passar da primeira fase da glicólise.


Não digo para pagar de prepotente e começar a falar tudo em termos científicos, mas explanar melhor o que estamos fazendo, e não simplesmente dar uma ordem e terminou o assunto.

Por isso acham nossa área fácil. Por isso tem tanto Fitness expert por aí.

VALORIZEM-SE

Fico por aqui por falta de tempo.
Assim que conseguir, posto mais material

Um abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário