quarta-feira, 4 de julho de 2012

Crítica a Treinadores de Academia

Há meses eu paro para pensar no porque do atendimento de academia ser tão precário. Não no sentido de profissional x cliente, e sim do conhecimento e disseminação de conteúdo que vejo poucos fazerem, e os que fazem, muitas vezes não sabem nem o que estão falando.

Quem nunca ouviu sair da boca de um "personal" as seguintes frases:

-Faz 3x10 pra crescer.
-Executa o movimento rápido pra não crescer.
-Corre 1h pra secar.
-Musculação transforma gordura em músculo.
-Musculação só pode dos 16 anos pra cima.
-Quem cresce natural é planta. Sem suplemento não da pra ficar grande.

Entre tantas outras pérolas que ratos de academia também falam.

Por que deixar essa disseminação de conteúdo errôneo seguir rumo? Por que não desmitificar o que se sabe?

Nós temos a função de explanar quaisquer que sejam as dúvidas dos alunos. Não simplesmente mandar o aluno fazer 3x10 por exercício e achar que está tudo bem.

O que me vem a cabeça é que pessoas que atuam na nossa área com essas ideias não leem nada. Apenas, como uma esponja, absorvem o que o gigante disse e sai aplicando sem ter o mínimo de conhecimento de onde aquela ideia saiu.

Começando por essa mania célebre de executar 3 séries por exercício feito, com uma zona fixa de repetições.
Pessoas que buscam hipertrofia e já não são mais iniciantes, ou seja, já conseguem levar sua musculatura a falha, não precisam de uma zona fixa de repetições.
A evolução a nivel de hipertrofia ocorre até o ponto máximo de estímulo que se possa dar. Se uma pessoa executa 3 séries de 10 repetições por exercicio, grandes chances dela não ter levado sua musculatura a falha real que é onde o corpo realmente sente necessidade de evoluir.

NÃO SOMOS UM NÚMERO. Não se guiem por isso.

Sabemos ( eu espero que saibam ), que nossa musculatura não sabe contar... E que cada exercício feito recruta TODO O GRUPAMENTO TREINADO, seja o exercicio isolado ou não. Não existe a possibilidade de um exercicio recrutar apenas um pedaço de um grupo muscular e ficar totalmente relaxado no resto.

Usando o supino inclinado por exemplo:

Sabemos que ele ENFATIZA a porção superior do peitoral, mas TODA A MUSCULATURA É RECRUTADA para executar tal exercício.

Se toda a musculatura é recrutada, quer dizer que há utilização de fontes energéticas para reestruturar o ATP de toda a musculatura, e não apenas da porção superior do peitoral.

Logo, POR QUE DIVIDIR O TREINO DE UM INDIVÍDUO POR EXERCICIOS E NÃO POR SÉRIES?

Não entendo porque ainda insistem em trabalhar SOMENTE dessa forma.

Vejamos o seguinte exemplo de treino:

Individuo buscando hipertrofia.

Peitoral

Supino reto - 3x10
Supino inclinado  - 3x10
Crossover baixo - 3x10
Voador - 3x10

Para que mandar o aluno executar uma série "quadrada", se a atuação do corpo dele não é assim?

Fazendo 12 séries, provavelmente a grande parte delas sub-máximas, botando um volume relativamente alto e desnecessário, por dividir o treino por exercicios.

Se tua musculatura é toda recrutada, DIVIDA POR ESTÍMULOS, não por exercicios.

Exemplo:

Individuo buscando hipertrofia.

Peitoral (trabalharei 8 séries no máximo)

Supino reto - 1 x 12 a 15 rep. sub-máximas
Supino reto - 1 x 6 a 10 rep. máximas
Supino inclinado  - 1 x 6 a 10 rep. máximas
Crossover baixo - 1 x 6 a 10 rep. máximas

O aluno ja está se exaurindo e aguenta no máximo mais uma série.

Voador - 1 x 6 a 10 máximas + drop.

Percebam que apenas uma séria foi sub-maxima, que serviria como aquecimento e até uma pré-exaustão.
Depois disso, com apenas 4 séries, consegui levar o aluno a falha máxima. Ele já não conseguia executar mais uma série com um peso considerado limite para ele dentro desta zona de repetições.

Em apenas 5 séries, o aluno ja tem seu peitoral treinado e provavelmente, como a intensidade foi alta e a falha foi real, dentro de 5 a 7 dias será aplicado outro treinamento para o mesmo, respeitando o descanso e a regrinha de ouro de treinar aproximadamente 24h após as dores resultantes do treino terem sumido.

Poderia ter didivido diferente.
Poderia ter feito, dentro dessas 5 séries, 5 vezes o supino reto.
Ou ter feito 5 exercícios diferentes para o peitoral.

Mas trabalhei dentro do meu planejamento de no máximo 8 séries totais.
Óbviamente o plano deve ser flexivel. Se o aluno não está com capacidade de levar a falha máxima dentro destas 8 séries, poderei acrescentar algumas a mais para compensar a falta de intensidade com volume.

UTILIZEM A DIVISÃO DE ESTIMULOS POR GRUPAMENTO, E NÃO EXERCICIOS COM TREINOS PRÉ-MONTADOS. SEJAM FLEXÍVEIS COM SEUS ALUNOS.

A partir deste momento, entro no meu protocolo de treino favorito, que sigo e os resultados são satisfatórios com meus alunos.



O HIT


HIT, sigla de High Intensity Training, foi uma metodologia criada pelo Arthur Jones, cujos princípios de treino eram voltados para o uso do máximo de potencial oferecido em uma série bem executada, ao contrário do "padrão" encontrado por aí.



Garotos propaganda do protocolo:


-Mike e Ray Mentzer (Heavy Duty)
-Casey Viator (Projeto Colorado - 20kg de massa magra em 28 dias usando o protocolo HIT)
    -  http://www.musclenet.com/coloradoexperiment.htm


-Dorian Yates (Bloods And Guts)


No Brasil temos o Waldemar Guimarães, que passou um bom tempo junto com o Dorian, que é um grande disseminador do princípio e o Paulo Gentil.
E em Pelotas, até onde conheço, temos o Sandro Vinholes e o pessoal da academia CTF, Caio Fabrícius, Rafael Rosa, Miguel Schneider e eu.


A metodologia envolve o principal fator descrito acima:


-"Utilizar o máximo do potencial que uma série bem executada pode oferecer."

Não vou entrar em detalhes sobre a metodologia, divisão de treinamentos etc.
O que mais tem são sites explicando isso.

Acho muito conveniente ter o máximo de armas possíveis para serem utilizadas nas mais inusitadas situações. Logo, quanto mais se conhece de fisiologia do exercício, bioquímica, respostas agudas e crônicas do treinamento, experiencias com treinadores e atletas, mais segurança e respostas positivas se tem do trabalho aplicado.

O Prof. Paulo Gentil estuda e escreve sobre os principios do HIT e do HIIT (High Intensity Interval Training), vulgo treinamento intervalado, a anos e aplica isso na suas academias.
Todo o treinamento é fundamentado em fisiologia do exercício.

Aconselho a leitura dos interessados no site:

http://gease.pro.br/principal.php


e dos seus livros - Bases Científicas do Treinamento de Hipertrofia e Emagrecimento: Quebrando Mitos e Mudando Paradigmas.


Os conteúdos são fantásticos e vale a pena conferir.

Aos treinadores:

Informem-se de tudo e todas as situações que possam aparecer na sua vida como profissional. Não tenham vergonha de falar para algum aluno que não sabe a resposta, mas que vá pesquisar e vir com ela outro dia.
Ninguém sabe tudo, muito menos nesta nossa enorme área.

Aos clientes/atletas/entusiastas de musculação:

Entrevistem seus treinadores. Questionem os porquês dos treinos. Vai fazer muito bem para os mesmos e vai lhes deixar mais calmos e confiantes na escolha que fizeram de seguir orientações de profissionais realmente qualificados, além de derrubar a máscara dos péssimos profissionais que atuam nessa área maravilhosa que é o treinamento voltado para qualquer objetivo.


Aos poucos postarei mais coisas sobre o HIT, e garanto aos que tem a pulga atrás da orelha que é um principio de treinamento MUITO eficaz. Vale a pena conferir.

Um abraço









Nenhum comentário:

Postar um comentário