quinta-feira, 21 de junho de 2012

Como nosso corpo funciona? (PARTE 3)



Calma gente, são só frascos de insulina. Sem polêmica.


Liberação Pulsátil e Pico de Insulina.

Quando ingeridos fontes de carboidratos e proteínas, o corpo libera insulina (vide PARTE 2).

Mas será que realmente o padrão de comer de 3 em 3 horas promove uma melhor resposta desse hormonio altamente anabólico?

Neste estudo publicado por Arnal et al (1999), 
 foram comparados os efeitos de duas dietas compostas do mesmo número de calorias e com a mesma composição de macronutrientes:

1) concentrando 80% da ingestão protéica em uma única refeição e;
2) distribuindo a ingestão protéica em 4 refeições diárias.

De acordo com os resultados, a situação 2 levou à redução na massa magra, enquanto a situação 1 a manteve constante. Além disso, o grupo da alimentação pulsatil obteve melhor relação entre o anabolismo e o catabolismo protéico, com a síntese protéica 10% maior, e o catabolismo 11% menor. (ARNAL et al, 1999).


Como mostrado anteriormente, o corpo sabe administrar melhor quando se tem material bruto no seu estoque (estômago), e neste estudo não foi diferente.

Foi demonstrado que a divisão alimentar em várias refeições também por 
EL-KHOURY et al, (1995), onde um programa de 3 refeições com a mesma quantidade de macronutrientes mostrou-se superior em termos de metabolismo protéico ao de 10 refeições.

Por que "PULSÁTIL"?

Ao ingerirmos fontes com carbos e proteínas a todo momento, nosso corpo tende a ter picos insulínicos também a todo momento, o que o leva a uma saturação.
Ao ingerirmos fontes de carbos e proteinas divididos corretamente em poucas refeições, mas suprindo a necessidade diária, a administração se torna mais eficiente.
A insulina liberada por uma alimentação já tem seu caminho traçado. Ao ingerir outra refeição, o corpo terá de, mais uma vez, produzir e liberar mais um pico de insulina, e assim sucessivamente.

Essa saturação envolve menos sensibilidade nas fechaduras, ou receptores da insulina. O que o jejum ja faz o oposto. Isso mais para frente vai ser explicado.

O termo pulsátil é utilizado por manter poucos estímulos a produção de insulina. Com poucas refeições ela é liberada, e fica circulando até suprir a demanda que teve.

Outra ótima fonte de consulta é o site que o Prof. Dr. Paulo Gentil coordena:

http://gease.pro.br/ 

Onde ele estuda e segue os princípios de treino que sigo e acredito ser MUITO eficiente (HIT), e contém vários artigos sobre esse mundo de estética e saúde voltado para exercício.


CONFIRAM

Um abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário