terça-feira, 12 de março de 2013

Por que o Jejum Intermitente funciona?






Este texto é composto de interpretações pessoais e junção de ciência com empirismo, que no meu ponto de vista ambas andam juntas.

Ao lado, Martin Berkham, treinador sueco e criador do site leangains.com e estudioso de jejum intermitente.
Vale a pena visitar o site.






Eis que alguns posts depois, tu ainda não estás convencido que o jejum intermitente pode te ajudar?

Então vamos a uma parte mais prática:

Existe um processo metabólico chamado lipólise, que é a degradação do tecido adiposo, resumidamente falando. Isso é excelente para quem busca estética. Quanto menor os estoques de gordura, mais modelado fica o corpo. Mas isso todo mundo já sabe (ou deveria saber).

Como o Jejum Intermitente funciona no corpo?

Após passada a fase de adaptação, teu corpo acaba por conseguir controlar melhor o alimento ingerido, como visto nos posts anteriores de como isso funciona. Como se come boa parte da ingestão calórica em poucas refeições, o corpo tem um pico insulínico e vai-se mantendo a insulina circulante de acordo com a demanda (diminuindo até estabilizar). O problema é que a insulina é um hormônio que atrapalha a lipólise. Ela faz o oposto. Ela sinaliza AGREGAR (vulgo anabolizar), nutrientes para dentro das células. Ela inibe MUITO a degradação do tecido adiposo quando está em grandes circulações no corpo.
Essa é uma vantagem que se tem sobre o padrão de comer 6 ou 7 pequenas refeições por dia. Fazendo um padrão de 16 horas de jejum e 8 de alimentação (suponhamos 3 refeições), o pico de insulina é mais controlado, além de ter poucos durante o dia, dando MAIS TEMPO PARA A LIPÓLISE ATUAR COM UMA BOA EFICIENCIA.

VAMOS LER COM CALMA. Não estou dizendo aqui que ter picos de insulina é ruim. Pelo contrário. É muito bom quando se busca manutenção e ganhos de massa magra (essencial). O detalhe é saber como controlar a hora que isso acontece para se obter o melhor resultado no ganho e manutenção da mesma e na perda de gordura, coisa que o jejum intermitente consegue resolver.

Este estudo ( http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21410865?dopt=Abstract ), fez um comparativo entre a restrição calórica padrão e em jejum intermitente em adultos acima do peso e obesos. Ele buscou comparar a manutenção de massa magra, perda de peso e gordura dos sujeitos. Ambas obtiveram uma perda de peso parelha DENTRO DO PROPOSTO, que eram de 24 horas, mas a manutenção de massa magra foi mais eficiente no jejum intermitente.

PONTO PARA O JI.

Isso ocorre pela facilidade do corpo em administrar a quantidade de aminoácidos ingeridas de forma mais eficiente, visto que o padrão de jejum intermitente prega comer grande parte das fontes de proteínas em uma única refeição (para quem treina, a primeira refeição após o treino). Ao ter o estoque cheio de "tijolos", o corpo vai conseguindo liberar aos poucos a medida do necessário. Alta circulação do famoso hormônio do crescimento (GH, popularmente conhecido) são apresentadas, entre outros estímulos, nestas duas ocasiões: alta ingestão proteica e jejum. (alguns estudos apontam que o jejum de 24h aumenta a concentração de GH por volta de 1300% em mulheres e quase 2000% para homens.)

Não se pode confundir o jejum com catabolismo, ou falta de nutrientes circulantes no sangue para abastecer o corpo.
Como foi mostrado em outros posts, é possível que uma refeição sustente tranquilamente glicemia estável e aminoácidos por 16 horas ou mais, dependendo da quantidade e das fontes.
Uma refeição que envolva 35 ou 50% da ingestão diária após adaptado ao protocolo supre o corpo durante muito tempo, logo, se está de jejum e até com sensação de fome, mas não necessariamente sem nutrientes abastecendo o corpo. Imaginem uma refeição com 80 a 90% da ingestão? (Padrão que sigo)
Como a glicemia vai estar estabilizada, aminoácidos circulando suprindo demandas de reconstrução tecidual,  insulina circulante mas em concentrações mais baixas, dando oportunidade da lipólise se tornar mais eficiente, o resultado é:

Um corpo mais magro e igualmente forte (em comparação ao padrão de 6, 7 refeições)

Como foi falado acima, ao manter-se em jejum e com altas concentrações de proteínas provindas de alimentos, não em pó, o quadro hormonal é favorável para manutenção e ganho de massa magra:

-GH vai estar em altas concentrações;
-Insulina vai estar com alta sensibilidade no corpo;
-Manejamento dos aminoácidos vai ser melhor controlado (maior eficiencia e menor desperdício);


Em breve posto mais textos relacionados.

Um abraço.

Agradecimento a Isabella Yansen por fornecer alguns artigos.
Visitem seu blog que está excelente.

http://isabelayansen.blogspot.com.br/


Bibliografia consultada:

http://www.medical-hypotheses.com/article/S0306-9877%2809%2900388-0/abstract

 http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21410865?dopt=Abstract

http://ajcn.nutrition.org/content/85/4/981.long

http://jp.physoc.org/content/early/2010/09/13/jphysiol.2010.196493.abstract?abspop=1&related-urls=yes&legid=jphysiol;jphysiol.2010.196493v1

http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs00421-009-1289-x

http://ajpendo.physiology.org/content/289/5/E814.abstract

Norrelund H. The protein-retaining effects of growth hormone during fasting involve inhibition of
muscle-protein breakdown. Diabetes 2001;50:96-104

Norrelund H, Rils AL, Moller N. Effects of GH on protein metabolism during dietary restriction in
man. Growth hormone & IGF Research 2002; 12: 198-207

Rabinowitz D, Zierler KL. A metabolic regulating device based on the actions of growth hormone
and of insulin singly and together in the human forearm 1963. Nature; 199: 913-915.

7 comentários:

  1. Olá, faz menos de uma semana que comecei com o jejum intermitente e estou com algumas duvidas! Eu almoço por volta de 11:30 - 12:00 e as seg e qua, faço treino de jiu jitsu pesado no aeróbico entre 20h e 22h e estou na duvida na hora de comer, antes ou depois e o que comer a noite? Obrigado, abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá.

    Obrigado por ler e postar no meu blog.

    Não posso prescrever dietas pois não é minha área.
    Um tempo interessante para se dar para se conseguir um resultado bom com o jejum intermitente são entre 14 e 16 horas. Algumas pessoas fazem mais tempo, mas a janela de alimentação fica muito curta e normalmente não conseguem comer o que se deve nesse tempo.

    Se treinas entre 20 e 22h, provavelmente terminarás a ultima refeição pelas 23h. Te aconselharia a empurrar o almoço para mais tarde, se puderes. Sempre que tiver algum treinamento, aconselho a comer algo depois. Essa sinalização acelera o processo de recuperação.

    Um abraço e bons treinos.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, amigo.
    Primeiramente parabéns pelo blog, muito bom!
    Amigo, eu não tenho condições financeiras para comprar BCAA (recomendado antes do treino em jejum), posso substituir o BCAA por claras de ovos cozidos ? Ainda, eu treino das 7 às 8 e faço a primeira refeição às 12h, fico comendo claras de ovos cozidos a cada duas horas até chegar 12h?

    Obrigado, abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá Marco. Obrigado pelos elogios e muito obrigado por consultar o blog. Um treinamento em jejum não requer BCAA. Basta apenas tua ultima refeição antes do mesmo ter sido bem carregada de proteinas de boa qualidade (alimentação, não pó). BCAA apenas seria uma questão de segurança para diminuir o possível catabolismo excessivo. O grande problema está em treinar e comer somente 4 horas depois. Como tu ja vais sair do teu sono direto pro treino, sem alimentação, o ideal é que logo em seguida do treino tu ja quebre o jejum para conseguir uma recuperação rápida e evitar o catabolismo que isso pode causar. Treinar em jejum não é o problema se tua alimentação está boa, o problema é treinar e manter o jejum. Ja experimentei algo parecido com treinar e comer somente algumas boas horas após e perdi massa magra. Não recomendo.

    Ao ingerir a primeira clara, teu corpo vai liberar insulina e quebrar o processo hormonal do jejum. Não vais tirar proveito do que o jejum pode te proporcionar. Ou muda o horario de alimentação para bater as 14 ou 16 horas justamente no final do treino, ou muda o horario do treino para isso.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, Romácio.
    Primeiramente gostaria de agradecer pelo apreço que tens por pessoas que sequer conheces, transmitindo seu conhecimento.
    Romácio, eu acabei realizando esta rotina de ingerir as claras por apenas uma semana, pois fiz esforços e adquiri BCAA. Aderi ao Leans a cerca de 1 mês atrás, quando um amigo resolveu me acompanhar. Tenho que admitir, estamos tendo resultados excepcionais. Não sei se é porque estamos expondo nosso corpo em situações extremas ou se o plano realmente funciona. Eu perdi cerca de 1kg corporal, mantendo a intensidade dos treinos e cargas. Tudo me leva a crer que perdi gordura sem perder massa magra. Vamos continuar nossa jornada. Até agora só tenho a lhe agradecer! Fraternal abraço!

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado pelas palavras. Isso significa muito pra mim.

    Em relação aos resultados:

    Por que não as duas opções?
    O JI pode ter sido um grande veículo para quebrar a homeostase.
    Agora sobre teres perdido gordura ou massa magra, somente poderás saber se mantiveres o mesmo processo de avaliação física para ter certeza.

    Um ditado que funciona muito é:

    Em time que está ganhando, não se mexe. Quando notares uma estagnação por algumas semanas, daí tu pensa em mudar algo. Infelizmente o controle total sobre isso acaba se tornando caro pelos exames requeridos para total precisão.

    Não agradece a mim. Agradece a todos os pesquisadores que idealizam estudos voltados nessa perspectiva de controle estético. Eu só repasso conhecimento.

    Bons treinos e segue firme e forte. Nada melhor do que se olhar no espelho e gostar do que vê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazer jejum intermitente em dias alternados, colho resultados?
      Obrigado.

      Excluir